sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A televisão brasileira em xeque...

Será que a televisão brasileira é mesmo capaz de trazer cultura e entretenimento. São muitos os motivos que nos levam a entender o porque desse retrocesso televisivo,pois nos últimos cinco anos,a degradação programacional das emissoras de TV brasileiras,não que aquela TV pornográfica dos anos 90 seja menos supérflua,atingiu níveis gritantes (reality shows com participantes que beiram ao trogloditismo e a ignorância,apresentadores sem conteúdo e telepromptizados,novelas escancaradas em que o sexo e o levar vantagem são o ponto central das sinopses telenovelísticas), cujas principais causas serão apresentadas a seguir:

1 - A busca de um modelo americano ideal
Não é de hoje que as emissoras brasileiras "namoram" modelos enlatados. Nos anos de chumbo,
séries de TV e filmes americanos eram praticamente hegemônicos no conteúdo programático
televisivo num período dominado pela censura. Essa atual tendencia por reality shows e modelos
americanizados de programas reflete o novo espectro do mercado internacional. Com o
surgimento do reality show "Big Brother",nome fruto de um livro homônimo de George Orwell
e seu imediato sucesso nos E.U.A,a empresa holandesa Endemol vendeu o formato para a globo
e... a americanização da Tv brasileira começou. A brusca mudança no quadro político
internacional,como o atentado as torres gêmeas,que futilizou a TV americana com o objetivo de
não se deixar subjulgar pelo ultraconservadorismo dos terroristas islâmicos,as guerras do Afeganistão e do Iraque,que desarrumou internamente a economia americana,forçando os produtores de Hollywood a apelar para superproduções caras com grande apelação,heroísmo e cenas de violência para obterem uma rentabilidade maior e compensar perdas no exterior,sem falar na entrada no mercado de empresas japonesas,chinesas e indianas,que rivalizavam com os até então O Concur até na pornografia,levou esses produtores a assediar quase que incessantemente emissoras de TV de todo o mundo para que comprassem seus modelos,e sabe como é que é...

O TIO SAM é bomba... é bom não brincar porque o TIO SAM é bomba...

Essa tendência de americanização não vai acabar tão cedo,pois,enquanto existir donos de TV aduladores e sensacionalistas,e um mercado farto de quinquilharias (programas),para alavancar o patrimônio líquido de suas fortunas,vai haver esses programas que,assim como o Big Brother,vende "liberdade" disfarçada de controle ideológico.

2 - Record... sempre a frente,dos "outros"
Pois é,o dono da Universal,Bispo Edir Macedo,não perde uma oportunidade para alavancar os
seus négócios. Pode parecer estranho,mas a alavancagem comercial da emissora começo logo
após a morte de seu arqui-rival,Roberto Marinho. Em agosto de 2003 morre Roberto Marinho,
pouco tempo depois,de 2003 para 2004,começa a alavancagem comercial. Terreno fértil não
faltava. O fim do lobby publicitário da rede Globo,que enxotava as outras do mercado internacional,além da mudança da postura filosófica da emissora que passou do anti- americanismo escancarado para uma postura política em maior concordância com o idealismo
republicano,abriu as portas da Record para o mercado,o crédito e a publicidade internacional,
dando a emissora os recursos necessários para o salto em seus negócios. A compra de equipamentos para as novelas,a importação de reality shows,como "O Aprendiz" e "Ídolos",além da importação de filmes americanos,superproduções Ferozes e Furiosos e Star Wars,deve-se tudo a essa mudança de abordagem no mercado internacional,em que as atrocidades cometidas pelas forças de ocupação são menos importantes que os rumos da política americana,é tão escancaradas as eleições americanas,que devríamos votar por lá também...

3 - correndo atrás da Record... as Marias vão com as outras
Como dizia o mestre chacrinha "Nada se cria,tudo se copia". Para correr atrás do prejuízo e recuperar os pontinhos na audiência,foi declarado o vale tudo na mídia brasileira. Revistas eletrônicas,programas sensacionalistas,reality shows disso e daquilo,programas de TV tido como
"politicamente correto",tudo isso se acumulou no conteúdo programático das emissoras. O merdo internacional de quinquilharias deixou de ser "global" para ser nacional. A tv brasileira se futilizou graças as pressões do mercado internacional e das "presepâncias" dos donos antalógicos das emissoras de TV,que lançam superproduções de mercado na ânsia de obter retornos financeiros,destruindo a cultura,as manifestações sociais e antropológicas dos cidadãos ,num
espírito "libertário" disfarçado de controle ideológico.

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