Lei Ruanet: A perversa indústria da produção audiovisual,que prima pelo politicamente correto e mina a criatividade.
Para quem não sabe,a Lei Rouanet é uma lei criada pelo ex-senador Sérgio Rouanet,que tem como objetivo o incentivo a produção audiovisual no país. Dentre os vários dispositivos,ela cria o PRONAC (Programa Nacional da Cultura),que tem como objetivo redistribuir os recursos oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FUNAC),para as empresas e produtores audiovisuais no país. O responsável por redistribuir as verbas é o Ministério da Cultura (MIC),que gere o fundo. Mas,que critério o MIC usa para decidir quem vai receber as verbas do fundo? ADVINHA! É o próprio MIC que decide quem é que vai receber a bufunfa,e os critérios não são nada lisonjeiros. Tráfico de influência,pagamento de propina,promessas de campanha,eventos e viagens patrocinados por eventuais candidatos ajudam a decidir quem vai ser a bola da vez. Cineastas como Walter Salles,surfam na onda do oba-oba esquerdista,e,desde que fez um filme em homenagem ao ex-presidente Lula,caiu nas graças do governo e da companheirada,e agora,ganhou verba para mais uma penca de filmes para serem verdadeiras "múmias" nas bilheterias,mas com enorme sucesso [para ele,claro],e para a cumpanheirada que vai levar uns por fora também. Outro cineasta famoso por "namorar" os cofres públicos é Fernando Meirelles,um arquiteto que virou cineasta,GENIAL. Conhecido por fazer filmes medíocres e sem sentido,tal como Ensaio Sobre a Cegueira e 360,é conhecido como o direito que atingiu o RECORDE... de captação de recursos da Lei Rouanet,LINDIO,e agora está trabalhando num novo projeto intitulado "Xingu",do cineasta Cao Hamburguer [aliás todos os filmes de Fernando Meirelles são tabajaras mesmo],e tudo financiado com o seu dinheirinho,em parte. De qualquer forma,o rol de filmes e produções medíocres financiadas com dinheiro público não para de aumentar,pois,com o advento da nova Lei do Cabo,as independentes correm para receber o seu justo dinheirinho,de onde eles não não conseguiriam nem dos mais excêntricos endinheirados,e tudo para entupir a nossa tv com documentários "interessantíssimos",como,aqueles que falam dos "heróis" Che Guevara,Lamarca,Mariguela,do Presidentuxo Lula,das "lutas por justiça social",etc... Cineastas que ABOMINAM a cultura capitalista e SELVAGEM do cinema americano,de longe muito melhores e muito mais interessantes (eu não tenho culpa de não gostar de COISA RUIM),mas simplesmente se lixam para a "indústria" cara,falida e ineficiente da caridade estatal,que só nos premiou com produções medíocres sobre favela,sexo,drogas,a tal "luta de classes",documentários CHATÍSSIMOS de esquerda,e,tudo isso financiado por um governo que nunca se preocupou com a qualidade e boa versação dos serviços públicos essenciais (saúde,educação,segurança),quanto mais com a qualidade do nosso cinema,pois,quando um país tenta empurrar "Lixo Extraordinário" e "Dois filhos de Francisco" para o Oscar,alguma coisa está errada. Realmente,algo deve estar MUITO ERRADO. É o nosso SISTEMA PODRE de estímulo a [des]cultura audiovisual,FAIL,que prevê RECOMPENSA para cineastas,até mesmo quando os filmes são medíocres e execrados pelo público. Segundo o sistema estabelecido pela Lei Rouanet,o produtor beneficiado poderá deduzir do IR até 100% do valor captado pelo incentivo,mais 25% desse valor entra como bônus,pois podem ser lançados como despesas adicionais [1]. Ou seja,o governo financia uma produção audiovisual A FUNDO PERDIDO,os cineastas e investidores (investidor é o "intermediário" do "esquema"),ficam com lucro,e o governo só fica com as receitas das operações do processo de produção e distribuição do filme,UMA VERGONHA. Essa é uma das GRANDES CAUSAS da desgraça que é o cinema nacional,uma vez que,o tráfico de influência,a corrupção,e os acordos combinados entre os picaretas que acabam recebendo as verbas,terminam com que a qualidade do nosso conteúdo fique para segundo plano,e que o enfoque de nossa produção audiovisual acebe se voltando para temas banais e fúteis (sexo,droga,favela...),visto que boa parte desses recursos são desviado e muitas obras acabam ma e porcamente feitas,ou são simplesmente abandonadas. Além disso,o tráfico de influência exercido por sindicados,partidos de esquerda,intelectualóides de butequim,e organizações sociais,acabam por perfazer o perfil fatalista e banal do cinema brasileiro,e se lixam para os lucros,uma vez que não são eles que vão pagar a conta [ é o tão "frio" e "cruel" sistema capitalista que vai fazer isso para eles],e também,porque,não interessa,um vez que isso poderá ser utilizado como munição política para atacar e perseguir os cinéfilos americanóides MADE IN BRAZILIS. E no caso de prejuízo? Bom,SEU TROUXA,no caso de prejuízo que paga a conta É VOCÊ,pois,nesse caso,o governo simplesmente lava as mãos e o produtor sai de mãos abanando,para depois "tomar moral" e ir ao MIC pedir mais dinheiro. De qualquer forma,a mediocridade da produção cinematográfica internacional se deve ao fato de ainda persistir um sistema cultural PODRE e FALIDO,que financia filmes de gosto duvidoso fundo perdido,e sequer se preocupa com o retorno de suas produções. Pois é,em matéria de fazer MERDA o Brasil é O CONCUR,uma vez que,UAU,o brasileito é um povo porcamente criativo,medíocre,
estúpido,ignorante,preso a superstições e ignomínias religiosas,simplista,e também uma baita de um bestão,como algo decente poderia sair de uma cabeça dessas? Seja como for,o Brasil NÃO VAI PARAR COM ESSA PALHAÇADA de promover o cinema e produção audiovisual brasileiros,pois,afinal de contas,existem tantos "cumpanheiros",que precisam apresentar ao espectador um "retrato da sociedade brasileira",e "um registro histórico de lutas e combates às injustiças",loucos para cumprir para com o seu "dever cívico"... De qualquer forma,o cinema brasileiro irá continuar uma porcaria por muito tempo,eu prefiro continuar a "trair a pátria",assistindo filmes e séries do vil,cruel e selvagem[sic] sistema capitalista,tais como House,Gilmore Girls,Mamma Mia,alguns filmes de ação e comédia,pois pelo menos,neles você não pessoas pobres,sujas,discriminadas e "vítimas da sociedade",e isso não as torna ruins,que ironia... Continue assistindo filmes capitalistas estrangeiros,a situação não vai mudar tão cedo.
Os podres do nosso audiovisual: Descubra as mutretas que rolam por lá.
FAIL. É assim que eu vou começar a definir este sub-tópico,uma vez que é o único modo de definir o festival de falcatruas que apresentaremos adiante. Sarney,o eterno marajá do Estado maranhense,recebeu R$ 500 mil em verbas para construir uma fundação que leva o seu nome,e que foi construída num ex-convento,onde fica o mausoléu,onde estão enterrados os seus pais [história de terroooooooooooorr... sim,mas história de terror financiada com dinheiro público]. Outra barbaridade pode ser o fato de uma das filhas do ex-presidente fazer uma obra teatral com dinheiro da Lei Rouanet,e,detalhe,a captação foi obtida na gestão da Ministra Ana Buarque de Holanda,irmã do eterno amante de Cuba e arqui-inimigo da Globo Chico Buarque,amigo da "cumpanheirada". Outro absurdo,pode ser a tão malfadada MÁFIA DO DENDÊ,e a blindagem CRIMINOSA da Folha de São Paulo,a FABULOSA captação de R$ 400 mil por parte do Ex-presidente Collor,para a construção de uma fundação leva seu nome,LINDIO,entre outros. Bom,agora vamos ao que interessa,os cinevigaristas que simplesmente pegam o dinheiro e somem com a bufunfa. Bom,o prêmio de PICARETA DO ANO vai para o
A receita do sucesso: Descubra como é possível melhorar o nosso cinema
Bom,até agora nós falamos como o nosso cinema é medíocre,mas,agora,falaremos como será possível melhorar. Um dos sucessos mais proeminentes,e que podemos mencionar aqui como exemplo,é o filme argentino O Segredo dos Seus Olhos,vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro no ano de 2010,seus méritos,e em que se diferencia do sistema corrupto do nosso país. Bom,o filme o segredo dos seus olhos é um filme em que o enredo se baseia NA HISTÓRIA,e não NO CONTEXTO POLÍTICO,que é apenas um pano de fundo,e não a história em si. Ou seja,ao invés de copiar o vício dos cineastas brasileiros de relacionar tudo a política e problemas sociais,e a técnica da vitimização,o diretor conseguiu construir e apresentar um ambiente romântico,comovente,que cativou o público,e recebeu para si a estatueta mais famosa do planeta. Outro quesito a ser levado em conta,é o orçamento. Diferentemente do Brasil,onde,governos,estatais,e as malfadadas Lei Rouanet e Lei do Audiovisual,liberam orçamentos milionários para obras de gosto duvidoso ou produções megalomaníacas que nunca saem do papel,os filmes e produções argentinas são produzidos com baixo orçamento,poucos atores,e uma história envolvente,com um "toque" de sétima arte. Diferentemente do Brasil,onde os cineastas são,em geral,patifes filhinhos de papai que conseguem mundos e fundos para,em geral,produzirem filmes medíocres e medianos,os cineastas argentinos,são,em geral,pessoas que foram muito pobres,e que conseguiram subir na vida graças a muito trabalho duro e esforço próprios,pegando patrocínios,em geral,de empresas do setor privado,que acreditaram neles,e que esperavam um filme que se pague em troca,e muitos não se decepcionaram com isso. Outro ponto a ser apontado,é que o calcanhar de aquiles,que foi o principal impulsionador dessa obra,foi a genialidade de seus cineastas,que sabiam como ninguém cativar o público e levantar multidões no cinema,então,vamos ao tripé fundamental que garantiu o sucesso do filme:
- Separação do contexto histórico do enredo artístico: Num bom filme,POLÍTICA e HISTÓRIA NÃO SE MISTURAM. O contexto sócio-político pode até influenciar ou alterar a interação dos personagens,mas NUNCA deve ser o enfoque principal,e NUNCA deve ser a "estrela" do filme,dando aos personagens a devida personalidade e autonomia para que possam reagir as intemperes num contexto onde ELES é que tomam as decisões,mesmo contra TUDO e contra TODOS,inclusive as convicções do cineasta.
- Baixo orçamento: Um bom filme é aquele com BAIXO orçamento e uma BOA história (Mas,e Hollywood?). Vale lembrar que os EUA são o país com o MAIOR PIB DO PLANETA,e uma capacidade de investimento,que,apesar da crise,continua sendo a maior do mundo,ou seja,há dinheiro para tudo,eles podem ter o direito de se aventurar. Diferentemente de todos os outros países do mundo,onde os contextos econômicos,sociais,e políticos,inviabilizam o despêndio de verbas faraônicas para se criar superproduções,POR SUA CONTA E RISCO,cujo resultado final,acabaria sobrando para eles. Na maioria dos países,as verbas para produção audiovisual são SOFRÍVEIS (Imagine no Irã,país onde cinema é considerado uma obra "diabólica",e muitos de seus cineastas estão presos ou no exílio?),e muitas vezes,se chora para se captar verbas para fazer filmes. Por isso,no restante do planeta,pegar verbas faraônicas para se fazer "superproduções" é um tiro no pé,e pode resultar num fracasso retumbante e execração internacional dos artistas (visto que os patrocinadores não vão requer repetir outro fiasco de tamanha proporção,e,em terra brasilis,reina a corrupção e a mediocridade mesmo),por isso,baixo orçamento com uma história brilhante e envolvente são fundamentais para se garantir o sucesso de um filme.
- Genialidade dos cineastas: "Produzir" cineastas de fundo de quintal,não é mérito a ser logrado por qualquer país. O cineastas deve ter um diferencial que nos faça enxergar uma pessoa,que seja dotada de um "toque" e de uma "capacidade" que os outros não tem. Jogo de cores,interação dos personagens,suspense,construção de um bom enredo artístico,tudo isso é obra para "experts" no assunto,pessoas cujo talento e capacidade o façam sobressair por si só,pelo talento,pela genialidade,e que cujo talento seja ÍMPAR,como não outro igual,ou seja,o cineasta tem que ser um mix desses três elementos: artista,gênio,sensível. Se um cineasta souber explorar positivamente esses três elementos,ele terá tudo para ser um GRANDE CINEASTA.
De qualquer forma,a leis audiovisuais precisam de uma REFORMA URGENTE,pois,se continuar assim,bateremos recordes de medianismo e mediocridade,onde o governo cobre qualidade,exija um retorno razoável daquilo que é investido,e onde se valorize o talento dos grandes mestres. O país teria tudo para possuir os seus Spielbergs,Scorceses,e Georges Lucas,é só a gente ACHÁ-LOS,e USÁ-LOS,por que só tem peneirinha para jogador de futebol. De qualquer forma,eu preferirei assistir filmes estrangeiros por enquanto,PODEM ME CHAMAR DE ANTI-PATRIOTA,NÃO LIGO,pois,pagar caro para assistir filme meia-boca,é coisa de bocós,que querem bancar o TROUXA. Assistir filmes estrangeiros por enquanto é melhor,façam esses IDIOTAS correrem atras do prejuízo... PENSE NISSO!
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