segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Humor de estereótipos: O grande problema da tv brasileira

 Boa tarde pessoal,como muitos já devem saber,a TV ABERTA do nosso país É UM LIXO,tanto que criamos uma seção do nosso blog só para isso. E,uma das grandes mazelas dela que nós iremos agora citar é aquilo que vocês já estão carecas de saber,mas não custa nada reafirmar,o (pseudo)humor de estereótipos. O uso de estereótipos para emplacar a audiência talvez seja uma válvula de escape dos produtores brasileiros,que,no afã de conseguir produções baratas e incapazes de aplacar o VIOLENTO tráfico de influência dos atores e modelos que sempre querem uma PONTA para poderem aplacar a sua carreira,vêem-se obrigados a constituir um humor caricato,piegas,que beira ao ridículo,e que usa no erotismo,um meio de "maquiar" a treagédia que eles têm de roteiro e elenco. Além de uma verdadeira violação aos princípios constitucionais da radioteledifusão expressos na magna carta,e uma grave violação aos direitos e garantias individuais de milhões de brasileiras (princípio da dignidade da pessoa humana,CRIMINOSAMENTE desreipetado por esse tipo de humor). Esse é o grande mal da produção por estereótipos,pois,ao invés de valorizar as características e personalidade de cada personagem,terminam criando uma caricatura da própria sociedade,passando a idéia FALSA de que toda loira é burra,mulheres negras são safadas,que as índias são mulheres fáceis,incentivam o preconceito contra "NERDS",gordinhas,pessoas "quadradas",enfim,reforça o que de PIOR existe em nossa sociedade,instituindo o preconceito contra minorias,a intolerância religiosa,a execração pública e a futilização de fatos sérios do cotidiano (como a corrupção e a violência,por exemplo),a depravação generalizada e o total desrespeitos as leis ( É como disse Aristóteles disse,o homem faz leis para depois quebrá-las,quando,em terra brasilis,a tradução correta é: "O brasileiro faz leis para depois não cumprir"),se bem que o nosso governo não ajuda muito nessa parte. Enfim,ao estimular a estereotipação de figuras artísticas na TV,a televisão brasileira contribui para aumentar tudo aquilo que caberia a qualquer Estado civilizado combater,o preconceito,o ódio racial e a violência,uma vez que as pessoas apresentadas como "vítimas",passam a cumprir o seu "papel" na sociedade,de tolos úteis e "mão-de-obra" disponível para a sua rede de ignorância e alienação,e o Estado... Bom,continua o mesmo omisso de sempre.








Por que o humor de estereótipos é tão nocivo? Quando as noções de civilidade e cidadania são jogadas  no ralo.
 Bom,se existe um princípio básico no cristianismo,este é o do amor e respeito ao próximo,e se existe um princípio básico na lei,que rege todos os outros princípios,este é o Princípio da Dignidade Humana. Nele,ninguém será humilhado,torturado,exposto ao ridículo e a situações cruéis e degradantes. O humor/produção por estereótipos é o avesso de tudo isso,uma vez que,ao apresentar esse tipo de pessoa como tal,você acaba passando uma verdadeira "imagem" de uma categoria de pessoas. Assim,se uma loira é apresentada como burra,então,todas as loiras serão apresentadas como "burras",e as loiras que não se encaixarem nesse perfil serão discriminadas. Chega até ao CÚMULO do absurdo de uma pessoa chegar a um analista e dizer "Doutor,eu não consigo ser como esta,aquela personagem..." como se você FOSSE OBRIGADO a agir como aqueles seres bitolados e desprovidos de inteligência,como se você não pudesse ser você,não fosse um ser humano dotado de personalidade [a "cultura de massa" acabou,exceto em terra brasilis.] É o caso de uma gordinha gostosa na novela das 7,que,ao esnobar o maridão,exalta o ego reprimidido de uma meia-dúzia de senhoras moralistas,que,no fundo,gostariam de ser tudo o que não foram na vida,gostosas e desejadas. Eu possuo muitas diferenças com o povo evangélico desse país,mas,a partir daí criar um personagem fictício com roupas longas,fanatismo extremado,caricato e visto como um IDIOTA,isso é no mínimo ANTIÉTICO,pois passa o pressuposto de que tal grupo é assim,o que não é verdade. O que existe de fato,são um determinado grupo de pessoas,manipuladas pelas lideranças imorais e corruptas,que passam a "falsa imagem" de SANTOS para poderem comprar o apoio da população e cooptar os dissidentes,afim de manter o domínio sobre as massas e os seus cofres. O pior de tudo,é que esses DESGRAÇADOS exploram os setores mais frágeis da sociedade,passando uma imagem que eles não têm,a de coitadinhos,"vítimas da sociedade",pessoas "abandonadas e sofridas". O resultado disso é uma verdadeira cultura do coitadismo,onde pessoas cometem as piores atrocidades,e,em seguida,começam a chorar e ludibriar os jornalistas dizendo: "Eu sou uma pessoa muito sofrida,eu tive uma infância muito pobre,eu nunca tive oportunidade... [choro] ". Assim,existe a figura do malandro carioca,os "figurões" da TV,e aí,surge a figura dos espertinhos,ou,dos populares malandros,ou seja,pessoas que se utilizam das mazelas do sistema para corromper o próprio sistema,é o que fazem a filósofa uspiana Mariana Chauí e toda aquela ralé de maconheiros da USP,pessoas,que,se apresentando como vítimas,acabam promovendo escândalos,vandalismo,
desordem,balbúrdias,e,tudo isso em nome de causas estúpidas e incompreensíveis,como fumar maconha,por exemplo. Essa cultura de vitimização e coitadismo é que está apodrecendo o país,pois,a partir do momento que o povo se vê como "vítima",ao invés de se ver como agente histórico responsável pelas grandes transformações que o mundo está passando,agente proativos,pessoas que irão escrever a própria história,ele se vê preso aquela velha crença paternalista e assistencialista de que nós somos "oprimidos" e "explorados" por uma "elite",mas que existe um "senhor/protetor/redentor/salvador",que ir´nos proteger e nos trazer riqueza e prosperidade (esse pensamento É UMA PRAGA na América Latina),daí as pessoas passam a poiar políticos "bondosos" e "simpáticos a causa",quando,na verdade,são venalmente populistas e materialistas,que simplesmente SE LIXAM para a população local. Ou seja,por QUERER e QUERENDO,a televisão acaba nos apresentando uma imagem falaciosa e mentirosa de nosso próprio país,onde acabamos sendo induzidos a votar em políticos criminosos e desonestos,só para manter vivos nosso conjunto de crendices e superstições,multiplica-se a indústria das "vítimas",das indenizações infundadas,dos advogados vigaristas,e do assalto ao erário público a título de "reparação social". Surgem as políticas afirmativas que não afirmam NADA,apenas um punhado de ideologias vazias e subjetivamente usadas por setores obscuros de nossa sociedade para sabotar o processo democrático e construir para si um sistema de distribuição de benesses e privilégios segundo critérios unicamente PESSOAIS e CORPORATIVOS,como é o caso do caos que vive a UNB [1] [2]. Cidadania não é CONDICIONADA,e muito menos CONDICIONÁVEL,e é isso que nos temos que mostrar a esses mafiosos,chefes de quadrilha e PILANTRAS da ABERT & CIA Ltda.,que eles NÃO ESTÃO acima da lei,e que,antes de sua "liberdade de expressão" e "direito a livre expressão do [SÓ SE FOR DO SEU] pensamento",vem o nosso direito a uma TV de qualidade,respeito,e promoção dos direitos humanos,defesa da cidadania,vocês são CONCESSIONÁRIAS DE UM SERVIÇO PÚBLICO,e seus direitos terminam onde começam as suas obrigações constitucionais,por isso,PAREM COM ESSA LENGA-LENGA e façam cumprir o que manda a carta magna:


Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
§ 3º - Compete à lei federal:
I - regular as diversões e espetáculos públicos, cabendo ao Poder Público informar sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada;
II - estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no art. 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente.
§ 4º - A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.
§ 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.
§ 6º - A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.


Art. 221. A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:
I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;
II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;
III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;
IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.





 Entenderam?
 Com,seja de qualquer forma,o humor/produção por estereótipos é um atentado a cidadania e aos direitos fundamentais garantidos pela Constituição do nosso país,pois apequena o conceito de cidadania,favorece o preconceito e a discriminação,impedem a pessoa de se expressar livremente,abre caminho para intentonas ditatoriais,não dá opção ao telespectador,e tenta impor a todo custo MODELOS totalmente incompatíveis com a realidade social,e ideais impossíveis cujo grau de ufanismo beira ao ridículo ( Quer ter o CORPÍTIO dos SARADÕES da TV,e a inteligência de um Dado Dolabella,sinto muito,mas você é um verdadeiro IDIOTA). De qualquer forma o humor/produção por estereótipos é de natureza absolutamente EXECRÁVEL,pois,se nem mesmo um governo tem autorização para PASSAR POR CIMA dos direitos do cidadão,quanto mais aquelas que são concessionárias deles,FAIL!







Nem tudo é o que parece: Como identificar o humor/produção por estereótipos?
 Bom,ao contrário do que venhamos a pensar,nem toda produção pode ser considerada humor/produção por estereótipos. Ao contrário do que muitos podem pensar,os seriados Chaves e Turma da Mônica NÃO SÃO estereótipos. Primeiro,nas duas séries,os personagens são eles mesmos,não representam nenhum modelo pré-moldado da sociedade (Chaves,o órfão,Dona Florinda,a Dona de Casa,Quico,Chiquinha,Seu Madruga,todos eles eram personagens com personalidade própria,poder de ação,e capacidade de tomar decisões de acordo com o seu próprio entendimento,algo que dificilmente ocorre em personagens estereotipados,que,como se fossem personagens "automatizados",só reagem a comandos específicos ou só reagem/decidem em condições pré-determinadas,o mesmo vale para o seriado Turma da Mônica. Além da perda ou supressão da personalidade,outro fator que pode identificar o uso do humor de estereótipo é o uso de frases prontas e da precariedade de roteiros. Provocado muitas vezes pela entrada no mercado de talentos rarefeitos de modelos e atrizes que vêem nesses empreguinhos uma grande oportunidade para alavancar a carreira,não gostam de roteiros longos nem tem tempo e paciência para desenvolver um personagem,então,descolam um "bico" num programa de TV,onde,roteiros breves e pobres,e uma ostensiva participação de serviços de teleprompter,levam a criação de personagens ridículos e caricatos,com palavras simples,abuso de jargões,exagero de termos de matriz popular,pobreza de vocabulário e "identificação com os setores pobres e sofridos da sociedade",a isso damos o nome de coitadismo,passam a ser a regra a ser aplicada pelos grandes meios de comunicação para a produção de suas obras,com resultados nefastos e medonhos para o meio artístico. Outra característica de um humor/produção de estereótipos,é a "identificação com um determinador setor da sociedade",no caso,Inri Cristo (Cristo),Vesgo (Gugu),Sílvio (Sílvio Santos),etc... algo muito utilizado para poder pegar carona nos grandes figurões do cenário artístico,ou categorias,e driblar a rejeição pela escassez de talentos e falta de seriedade profissional. Se identificar com uma categoria (loiros(as),negros(as),pobres e afins),é inclusive,um "passaporte",para defender "causas de interesse social". Sai de cena o "talento humorístico" e entra em cena o ativismo militante,onde os artistas levantam "bandeiras" e trabalham em prol da "causa",mais uma vez como forma de justificar o talento rarefeito de seus personagens. Outra característica marcante no humor/produção de estereótipos é a mecanicidade das reações dos personagens e a incapacidade de ter a devida autonomia para se defender dos intemperes. Ou seja,os personagens reagem de acordo com aquela condição que lhes foi dada (bichas gritam,idiotas agem como idiotas,figurões reagem com estupidez),não existe a "construção do personagem" ou a "construção do cenário",apenas uma vaga ideia de uma "construção de ideia",ou seja,o personagem É AQUILO e NÃO SAI DISSO. E isso é muito ruim para a contribuição histórica do enredo,uma vez que as histórias se tornam cansativas,repetitivas e padronizadas,provocando o desleixo e o interesse do público,sendo necessária uma "repaginação" periódica. Tá,e o que eu devo fazer quando identificar esse tipo de humor por estereótipos? Simples,BOICOTE,BOICOTE,recuse-se a ver! Recusando produções mastigadas,com roteiros pobres e atores medíocres,você da um BASTA na estupidez do mercado publicitário,põe fim a esse sistema PERVERSO de transformação dos meios de comunicação num instrumento de perseguição e ataque da cidadania,fronta a inteligência,e inibidor da liberdade de expressão,contribui para uma televisão mais justa e democrática,e,finalmente,VOCÊ PASSA A TER VOZ,e a ser respeitado,discutindo de igual para igual com eles. Entre ser um idiota,que aceita qualquer BOSTA que me é jogada,e ser um cidadão pleno e conhecedor dos seus direitos,eu prefiro ser a segunda opção,pois,nela,a democracia é efetivamente PLENA,na primeira,é uma ilusão... Seja assim você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário