sábado, 6 de abril de 2013

Caso Lalau: Justiça desenha os últimos desdobramentos do caso que chocou a opinião pública paulistana.

 Bom,a novela Lalau-Grupo OK,parece estar desenrolando os seus últimos capítulos. Essa semana foi uma semana decisiva para todos aqueles que esperavam um pouco de bom senso da justiça. Dois acontecimentos ocorridos nesta semana foram animadores: primeiro,finalmente,ocorreu a tão esperada transferência de Lalau para um presídio,bem como,sua primeira confirmação definitiva,confirmada pelo STF. O crime,de lavagem de dinheiro,o qual Lalau está,definitivamente,condenado a 9 anos de prisão,se refere ao desvio de cerca de 160 milhões de reais na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo. Além disso,ele terá,de,definitivamente,pagar uma multa de cerca de 600 mil reais,reajustado em valores atuais não-definidos. outro que não saiu bonito neste caso,é o ex-senador e proprietário do Grupo OK,responsável pela construção do fórum,que,além de pagar multa de 55 milhões,decisão da qual recorre,terá de pagar,parceladamente,465 milhões de reais em ressarcimento à União (estima-se,que,em valores atuais,a dívida chegue a 1 BILHÃO de reais!)[1][2]. Além de ter sido cassado e estar inelegível até 2014,Luiz estevão foi condenado a 4 anos e 8 meses por sonegação,além de ser cartola do Braziliense F.C (não me surpreende os times de Brasília serem esta merda toda!). De qualquer forma,são os últimos desdobramentos desta novela,vale a pena acompanhar!




Caso Lalau: a trajetória do Juiz corrupto que "emocionou" o Brasil
 A história de Lalau se confunde com a história de muitos juízes do judiciário patrimonialista do nosso país. Começou a carreira de auditor fiscal,nomeado por Getúlio Vargas,foi nomeado Procurador do Trabalho por Jango,e,na vaga do quinto constitucional de juiz do trabalho,finalmente ingressou no TRT paulista. De presidente,passou a presidente da Comissão de Obras do TRT,onde,foi o responsável,junto com Luiz Estevão,do Grupo OK,e dois diretores da Incal,pelo desvio de cerca de 169 milhões de reais das obras para a construção da nova sede do TRT Paulista. Investigado pela CPI do Judiciário,em 1999,Nicolau teve então pedido de prisão decretado em 2000,o qual,Nicolau conseguiu converter em prisão domiciliar,sendo,que,após breve estadia na prisão em 2007,o juiz voltou para a prisão domiciliar,a qual foi revogada na semana passada. Em seu despacho,o juiz Luis Stefanini escreveu:


 "Dou provimento ao recurso ministerial, a fim de revogar a prisão domiciliar deferida e determinar a imediata transferência do recorrido ao cárcere, desde que com condições adequadas a sua peculiar situação pessoal (pessoa com mais de oitenta anos de idade), ou, quando não, a hospital penitenciário que possibilite adequado tratamento de saúde"

 O advogado de Lalau,Francisco de Assis Pereira (evite comparações com seu homônimo...),disse,que,coitadinho,ele está com depressão,esta hipertenso,e,que,tirá-lo da sua casa pode trazer "mudanças drásticas",pois,nada melhor do que o conforto de uma mansão no Morumbi,pois é... Mas,de qualquer forma,é muito saber que,depois de tantos anos,estes sujeito vai dar as caras no presídio,quem sabe pode fazer companhia ao morimbundo Pimenta Neves! [fonte[1] [2] ]





Luiz Estevão: O ex-senador,criminoso e cartola...
 O mal vem de baixo. Órfão de pai e mãe com criada por sua tia biológica e tio adotivo. Aos 18 anos de idade,passa a trabalhar na revendedora de pneus dos pais adotivos. Apareceu na política pela primeira vez quando seu amigo de infância,Paulo Otávio,acusou-o de ter construído seu patrimônio (US$ 5 mi,um dinheirão à época),através da Operação Uruguai,a qual tinha,como supostos partícipes,o ex-presidente Fernando Collor de Melo. Tentando fugir de um processo judicial,concorre a deputado Distrital em 1994 e é eleito. Em 1998,é eleito senador pelo Distrito Federal. Com o escândalo de desvio de verbas para a construção da sede do TRT em São Paulo,e,mais tarde,com a CPI do Judiciário,quando esquema foi descoberto,foi denunciado no Senado,e,em 2000,teve o seu mandato de Senador Cassado. Namorou um pouco a cadeia. Em 2007,foi condenado a 36 anos de prisão,pena mantida pelo STJ ano passado. Este ano,foi condenado a 4 anos de prisão por sonegar impostos[1][2][3].
Luiz Estevão também é cartola do Braziliense F.C,time de 3ª divisão. Ainda não foi preso,é bem provável que a prescrição ocorra antes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário